A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja Vale do Mundaú, Leila
Flávia, participará, nesta quinta-feira (15), de uma reunião na Secretaria de
Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para viabilizar,
por meio do levantamento de dados técnicos, a construção de um packing house. O
APL Laranja Vale do Mundaú é coordenado pela Secretaria de Estado do
Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae.
O packing house é um galpão que vai concentrar não só a produção, a qualidade e a higienização da laranja, por meio de máquinas beneficiadoras, como também os aparatos necessários para a logística da distribuição e comercialização do produto.
“Devido às enchentes do ano passado, o local previsto foi comprometido. Um novo terreno, que está sendo administrado pelo Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal), foi definido como o local onde será construído o packing house. Ficou determinada a instalação na fazenda Jurema, em Santana do Mundaú, com uma área de 3.700 m²”, explicou a gerente de Articulação Municipal da Seplande, Maria de Fátima.
O projeto para a construção conta com recursos financeiros do governo federal. Segundo Leila Flávia, a máquina vai reduzir os gastos para a comercialização do produto. “Para o beneficiamento de dez toneladas de laranja lima em Pernambuco, por exemplo, o produtor tinha que pagar R$ 600. Com a máquina, o trabalho pode ser realizado aqui mesmo em Alagoas, a um custo bem menor”, afirma.
Também participarão da reunião o engenheiro responsável da obra, Ricardo Lima, o técnico em edificação da Seagri, André Rodrigues Neto, e Marcelo Rocha, gestor do projeto.
Fonte: Agência Alagoas
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário