Unidades demonstrativas também são utilizadas para orientação sobre combate a pragas e doenças
Agricultores de Santana do Mundaú que produzem laranja lima serão orientados por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para a elaboração de biofertilizantes. A capacitação vai ocorrer na comunidade Amoras, zona rural do município, na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h.
O biofertilizante é preparado com produtos naturais e substitui os fertilizantes artificiais comprados em lojas. “A unidade demonstrativa que foi instalada na propriedade de um agricultor familiar segue princípios agroecológicos”, explicou a engenheira agrônoma Valdelane Tenório, da Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, que coordena as atividades.
Segundo ela, outra unidade semelhante foi instalada numa propriedade de União dos Palmares, na comunidade Areias. “A unidade é para troca de conhecimentos com os agricultores. Os técnicos repassam orientações e também aprendem com eles”, enfatizou a engenheira agrônoma.
Nas duas unidades já foram realizados treinamentos sobre combate a pragas e doenças que atingem os laranjais e sobre poda e limpeza das plantas. De acordo com Valdelane Tenório, uma das principais doenças dos pés de laranja é a gomose. “Para combater essa doença, os técnicos da Seagri orientam os produtores a utilizar calda bordalesa, uma mistura de sulfato de cobre, cal e água”, comentou.
“Os extensionistas da Gerência Regional da Seagri na Zona da Mata orientam os agricultores sobre conservação do solo e práticas agrícolas que resultem em melhoria da qualidade dos frutos”, salientou Valdelane Tenório, que também lembrou o apoio do gerente regional da Seagri, Lenival Viana.
Fonte: Ascom Seagri
Muito bom esse trabalho que a SEAGRI está desenvolvendo com os Agricultores
ResponderExcluir