quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Usinas alagoanas começam a moagem da cana


Divulgação/Unica



Safra nordestina vai produzir mais açúcar do que etanol, impulsionada pelos altos preços internacionais

Produtores rurais de Alagoas estimam uma colheita de 30 milhões de toneladas de cana nesta temporada

Seis das vinte e quatro usinas de cana-de-açúcar localizadas no estado de Alagoas, o maior produtor da região Nordeste, já começaram a moer a matéria-prima da safra 2011/2012. Como ocorreu na safra passada, neste ciclo a produção de açúcar será maior que a produção de etanol.

De acordo com a Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar de Alagoas (Asplana), os produtores alagoanos devem produzir 30 milhões de toneladas de cana nesta safra, o que representa uma elevação de 5% em relação ao volume total produzido no ano passado, quando o estado processou 29 milhões de toneladas.

Lourenço Lopes, presidente da Asplana, explica que a elevação na produção é um reflexo direto de fatores como o clima mais estável, com chuvas bem distribuídas na região Nordeste e a subvenção paga pelo governo federal aos produtores rurais nordestinos. "Isso foi um estímulo a mais para o setor", diz Lopes. Outra novidade nesta safra é que, segundo Lopes, a mecanização nos canaviais será ampliada.

O setor trabalhista regional também sente os reflexos positivos do início da moagem. A Asplana afirma que mais de 100 mil trabalhadores vão ser contratados para o corte nos canaviais, com carteira assinada, até abril do ano que vem. "Infelizmente, o setor é sazonal e esta sazonalidade se reflete na quantidade de mão de obra ocupada, tanto nos canaviais, quanto na indústria", diz Lopes. "É uma pena que esse bom período não dure o ano todo". 

Fonte: Globo Rural On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário