A utilização de adubos verdes é uma prática bastante incentivada na agricultura dos dias atuais, com o intuito de proteger o solo da erosão e elevar os níveis de nutrientes disponíveis para as plantas, fatores estes muito importantes para os pomares de laranja do Vale do Mundaú que estão localizados em áreas muito susceptíveis a erosão e com pouca ou nenhuma prática de adubação, que poderia elevar a produtividade de laranja. A adubação verde também busca controlar a infestação de plantas daninhas, o chamado “mato”. O “mato” compete por nutrientes, água, área e luz solar com a cultura principal (Laranja), reduzindo sua produtividade.
Em dezembro de 2010 a Embrapa Mandioca e Fruticultura publicou uma “Circular Técnica” intitulada “Manejo de Adubos Verdes no Controle Integrado de Plantas Infestantes em Pomares de Laranja ‘Lima’ Citrus sinensis (L) Osb. no Vale do Mundaú – Alagoas”. Esta publicação busca discutir a alternativa do uso de adubos verdes no controle do “mato” e na elevação dos teores de matéria orgânica, nutrientes e proteção do solo. A partir desta publicação, a presente postagem busca expor de forma simples os principais resultados desta pesquisa.
O manejo de adubos verdes tem como princípio fundamental o plantio na entre linha ou como rotação de culturas uma planta que sirva como adubo para a cultura agrícola principal, no nosso caso a Laranja, e que também apresente capacidade competitiva com as plantas daninhas (mato), reduzindo sua infestação. Como adubo verde, geralmente é indicado uma leguminosa, devido a capacidade de realizar simbiose com bactérias de fixam nitrogênio atmosférico.
Estudos científicos e evidências práticas mostram que os adubos verdes desempenham ações em diferentes aspectos do solo, tais como:
- 1- Proteção contra os impactos das chuvas e da incidência direta dos raios solares;
- 2- Rompimentos de camadas adensadas e compactadas ao longo do tempo;
- 3- Aumento do teor de matéria orgânica;
- 4- Incrementos da capacidade de infiltração e retenção de água no solo;
- 5- Diminuição da toxidade de Al e Mn por proporcionar elevação de pH;
- 6- Promoção do resgate e reciclagem de nutrientes de fácil lixiviação;
- 7- Extração e mobilização de nutrientes das camadas mais profundas do solo e subsolo, como cálcio, potássio e fósforo e micronutrientes;
- 8- Liberação do fósforo fixado; aumento da fixação simbiótica de N pelas leguminosas;
- 9- Promoção da inibição da germinação e do crescimento de plantas infestantes, seja por efeito alelopático, seja pela simples competição por luz (Von Osterroht, 2002 citado por Embrapa, 2010).
As leguminosas crotalária, feijão-de-porco e feijão guandú são as plantas frequentemente recomendadas para utilização como adubo verde na entre linha dos plantios de Laranja, principalmente por produzirem elevada quantidade de M.O.S, competirem com as plantas infestantes e por disponibilizarem significativas quantidade de nutrientes no solo ao serem decompostas.
Considerações Finais
A busca de sistemas que integrem plantas de coberturas e que possam, além de proteger o solo, promover melhorias nas condições de cultivos comerciais deverá ser constante no manejo dos sistemas produtivos. Assim, é recomendável que o manejo do solo e adubos verdes no controle de plantas daninhas seja adaptado regionalmente, levando em consideração o solo e o clima, as condições sócio-econômicas e o interesse do produtor rural, e que, acima de tudo, além de tecnicamente factível, seja ecologicamente equilibrado e economicamente viável.
O manejo de adubos verdes propicia melhor distribuição e aproveitamento dos nutrientes no solo; diminuição dos custos de produção, pela redução do uso de fertilizantes químicos; melhoria da capacidade produtiva do solo e maior estabilidade da produção dos citros; ou seja, é, comprovadamente, uma forma bastante eficiente para o desenvolvimento de um sistema de produção mais sustentável.
FONTE:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Mandioca e Fruticultura. Manejo de Adubos Verdes no Controle Integrado de Plantas Infestantes em Pomares de Laranja ‘Lima’ Citrus sinensis (L) Osb. no Vale do Mundaú – Alagoas. Circular Técnica 97. 6p. 2010.
Baixar Artigo na íntegra:
Ilustração da utilização de adubos verdes.
Crotalária
Feijão Guandu
Nenhum comentário:
Postar um comentário