sábado, 17 de agosto de 2013

Uso da fertirrigação em citros

Os efeitos do uso da fertirrigação em citros têm sido diferentes dependendo do porta-enxerto, das condições edáficas e das diferenças ambientais. Ainda não há consenso entre os trabalhos produzidos a respeito da viabilidade da fertirrigação como tecnologia para aumento da produtividade dos citros. Diversos trabalhos relatam o aumento na produtividade pelo uso de fertirrigação, mas outros não têm mostrado o mesmo efeito. De qualquer forma, a fertirrigação é aconselhada para citros, no caso de já existir o sistema de irrigação implantado, visto que o acréscimo de um injetor de fertilizante e do uso da tecnologia, certamente será, no mínimo, compensada pela economia de mão de obra que seria usada na adubação convencional.

A fertirrigação objetiva o uso racional dos fertilizantes na agricultura irrigada. Entre as vantagens da fertirrigação pode-se destacar (Frizzone et al., 1985 citador por Coelho et al., 2004):

1) minimiza o trabalho de aplicação do fertilizante;
2) economia e comodidade de aplicação;
3) distribuição e localização do fertilizante mais próximo da planta;
4) ajuste às diferentes etapas de desenvolvimento das plantas;
5) eficiência de uso e economia de fertilizantes;
6) controle da profundidade de aplicação;
7) melhor controle sob a quantidade aplicada;
8) favorece aplicação de micronutrientes; e
9) preservação da qualidade das águas subterrâneas.

Entre as limitações destacam-se:

1) envenenamento e contaminação de água potável;
2) não aplicável a todo tipo de fertilizante;
3) possibilidade de entupimento dos emissores de água;
4) corrosão;
5) necessidade de mão-de-obra qualificada;
6) incompatibilidade entre diferentes formas de fertilizantes.


Vídeo explicativo sobre Uso da Fertirrigação - Conceitos e vantagens, produzido na UNESP Ilha Solteira, em reportagem do Programa Revista Rural. (Duração 21 min).




FONTE: COELHO, E.F.; MAGALHÃES, A.F.J.; COELHO FILHO, M.A. Irrigação e fertirrigação em citros. Cruz das Almas-BA: EMBRAPA, 2004. 16 p. (Circular Técnica, 72). Disponível em: <http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_72.pdf> acessado em 17/08-2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário