quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vaca campeã em torneio leiteiro produz mais de 60 quilos de leite


Animal pertence a criador do Povoado Agreste, na zona rural de Monteirópolis, e representa potencial genético da pecuária
O agricultor familiar Geraldo Rocha, do Povoado Agreste, localizado na zona rural de Monteirópolis, município da região da Bacia Leiteira de Alagoas, foi o vencedor de um torneio leiteiro realizado neste fim de semana na comunidade. Uma de suas vacas produziu 60,6 quilos de leite ao longo de quatro ordenhas realizadas durante a competição.

A média foi de 15,15 quilos por ordenha, quantidade semelhante à obtida pelos animais dos grandes pecuaristas da região. “Isso representa o potencial genético dos animais do pequeno criador. Com a produtividade elevada, a pecuária de leite é a principal atividade da agricultura familiar em geração de renda, principalmente no Médio Sertão. Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar a vocação de cada região”, enfatizou o secretário de Estado adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior.

Ele citou as ações do Programa Alagoas Mais Leite, que objetivam fortalecer a atividade no âmbito da agricultura familiar. Entre essas ações, estão o melhoramento genético do rebanho por meio de inseminação artificial; a nutrição animal, a partir de bancos de forragens; a qualidade do leite, por meio do uso de materiais para ordenha manual higiênica; e a gestão da unidade produtiva com a capacitação dos criadores.
O programa também repassa máquinas forrageiras às associações, numa permissão de uso, e cilindros de nitrogênio, cada um com 500 doses de sêmen de alto valor genético. Em 2010, os criadores do Povoado Agreste foram beneficiados com 20 máquinas forrageiras.

O secretário municipal de Agricultura de Monteirópolis, Jilvan Moura, ressalta que os equipamentos facilitam o trabalho dos agricultores na preparação do alimento para o gado e reduzem os custos com mão-de-obra. Segundo ele, o torneio realizado no povoado, que está em sua 5ª edição, contribui para a melhoria da autoestima do produtor familiar e já se firmou como um espaço para exposição dos animais e da melhor genética local.

Ao todo, foram 14 animais inscritos na competição, nas categorias vaca e novilha – esta última produziu 32,2 quilos de leite ao longo de quatro ordenhas. Os donos da vaca e da novilha campeã foram premiados, cada um, com um aparelho de som e um ventilador.

O 5º Torneio Leiteiro do Povoado Agreste foi realizado numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Monteirópolis, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) e a Plantel Agropecuária.
Fonte: Ascom Seagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário