A manga, além de saborosa e perfumada, é uma ótima opção para receitas,  também possui propriedades importantes na prevenção e combate a  doenças. Rica em vitaminas A e C, a fruta possui também as vitaminas B1,  B2 e B5, além de ferro, cálcio, fósforo, proteínas e gorduras. Da  vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, que traz a propriedade  de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das  nossas células. 
 	De acordo com profissionais da saúde, a manga age no combate da  bronquite e é depurativa de sangue, favorecendo a diurese. Quando  consumida em jejum, também combate acidez e outras enfermidades do  estômago.
 	A manga também possui potássio, um mineral que ajuda a manter o  equilíbrio dos líquidos no corpo. Recentes pesquisas sugerem que o  potássio pode ter ação anticancerígena. Fósforo, magnésio e ferro, em  menores quantidades, também estão presentes. Eles entram na composição  dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.
 	Apesar de todas essas vantagens da manga em atributos nutricionais, uma  série de mitos envolve essa fruta tão saborosa e nutritiva, limitando o  seu uso entre as pessoas. O mais difundido é que não se deve misturar a  manga ao leite, sob o risco de sentir fortes dores abdominais, o que  não tem nenhuma procedência científica. Chupar manga e tomar leite em  seguida só pode fazer mal se a manga estiver passada e o leite estiver  azedo. Estudiosos afirmam que tabus alimentares como esse têm raízes em  tradições religiosas ou culturais. Também não há mal em ingeri-la à  noite, já que a fruta auxilia nos movimentos intestinais para liberação  do bolo fecal.
 	Portanto, não tenha medo em degustar desse importante alimento para  nossa saúde, já  que não há nenhum fundamento científico que  contraindique a associação da fruta a outros alimentos e que impeça a  ingestão em horários específicos. Esteja tranquilo para ampliar o uso da  fruta em todos os momentos possíveis da sua alimentação e tenha uma  Saúde Plena!
Fonte: Diário de Pernambuco (redação Éverton Oliveira). 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário