Assistência técnica e extensão rural serão ampliadas em Alagoas
Governo Federal vai investir R$ 16 milhões para reforçar a assistência técnica em todo o Nordeste
Os serviços de assistência técnica e extensão (Ater) rural serão ampliados em todo o Nordeste, inclusive em Alagoas. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, durante uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira (22), em Maceió.
Ele explicou que o reforço nos serviços de Ater será feito com a contratação de entidades do ramo, por meio de chamadas públicas para credenciamento. Laudemir Müller anunciou ainda que já a partir desta segunda-feira (25) haverá a publicação da chamada para as entidades interessadas.
“Esse processo de contratação dessas entidades está amparado na Lei de Ater e não afeta em nada no serviço que já é oferecido. Será apenas um reforço dentro das ações do programa Brasil sem Miséria”, comentou. Segundo ele, os convênios do governo do Estado com o MDA para seleção de técnicos que atuam como extensionistas estão mantidos. “Nós vamos ampliar nossa parceria com os Estados”, disse.
“As equipes de técnicos que vamos contratar serão multidisciplinares, ou seja, compostas por profissionais de diversas áreas, como engenheiros agrônomos, zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas, técnicos em agropecuária e também profissionais que trabalhem com a temática das mulheres e dos quilombolas”, frisou.
Ainda de acordo com Laudemir Müller, serão investidos R$ 16 milhões nesse projeto de contratação de extensionistas rurais e o objetivo é atender, inicialmente, 15 mil famílias em todo o Nordeste. “Serão 11 técnicos para cada grupo de mil famílias. Em Alagoas, vamos começar esse trabalho com mais de mil famílias da Região Agreste, pois, além de agricultoras, elas estão na linha da pobreza”, detalhou o secretário de Agricultura Familiar do MDA.
Capacitação de técnicos
A partir desta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) dará início à capacitação de 75 técnicos extensionistas, selecionados para atuar na condição de bolsistas pelo período de um ano. Eles vão atender os agricultores familiares e facilitar o acesso às políticas públicas.
“Esse é mais um esforço do governador Teotonio Vilela para garantir atendimento ao agricultor familiar. Esses técnicos vão prestar atendimento para facilitar a produção, o beneficiamento e a comercialização”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
A capacitação será no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Carpina (IPA) e vai durar três semanas. “Eles devem se esforçar para aprender e estudar durante esses dias de treinamento, já que serão avaliados pelo desempenho. Os que não atingirem as metas poderão ser desclassificados”, explicou a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Rita de Cássia.
A programação de capacitação inclui os seguintes temas: Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER); desenvolvimento sustentável e estratégia de desenvolvimento territorial; agroecologia; fundamentos pedagógicos e metodologias participativas; etnodesenvolvimento e Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Indígena; enfoque de gênero e Ater Mulheres; Política Nacional de Alimentação Escolar; Programa de Aquisição de Alimentos; inclusão produtiva e agroindústria; Programas Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Ovinos, e Garantia Safra.
Fonte: Diego Barros - Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (ALAGOAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário