Autor: José Thles Pantaleão Ferreira (Mestre em Ciência do Solo)
Gomose de Phytophthora
Características Gerais da Doença
O plantio de Laranja Lima em Santana do Mundaú-AL apresenta várias pragas e doenças, que são reflexo do mau manejo agrícola aplicado em Santana do Mundaú-AL, bem como, da falta de assistência técnica oferecida pelos órgãos competentes aos produtores de Laranja Lima. A presença destas pragas e doenças reduzem a produção agrícola e a renda dos agricultores, que muitas vezes são caracterizados como produtores familiares.
A Gomose é sem dúvida uma das doenças que mais afetam as plantas de Laranja de Santana do Mundaú, esta doença têm como agentes causais os fungos Phytophthora parasitica e Phytophthora citrophthora, que ocorrem em sementes, sementeiras, folhas, brotos novos, frutos, tronco e raízes. Quando o sintoma surge no tronco das plantas, ocorrem rachaduras na base do tronco das plantas próximo ao solo que pode exsudar uma substância viscosa como goma, por isso que o nome da doença é Gomose.
Nas sementeiras o fungo Phytophthora pode causar tombamento de plântula de laranja, também chamado de “damping-off”, atuando nos tecidos da base do caulículo próximo ao solo que apodrecem, fazendo com que as plântula recém germinadas tombem. O fungo pode ainda infectar as sementes e causar podridões antes mesmo da germinação (Feichtenberg et al., 1997).
A podridão do pé e gomose em troncos e ramos constituem nas manifestações mais sérias e as mais facilmente reconhecidas e, portanto as que mais preocupam o citricultor. Elas podem resultar do ataque do fungo ao tronco e raízes principais, produzindo exsudações de goma em lesões de tronco e porta-enxerto (Feichtenberg et al., 1997).
A gomose pode ser facilmente disseminada para todas as demais plantas em um plantio de Laranja, através dos tratos culturais que são geralmente realizados em Santana do Mundaú, como a limpa do mato com a enxada e a broca do mato com a foice. Ao ferir uma planta doente com a enxada, foice ou outro instrumento cortante, o instrumento torna-se contaminado com o fungo causador da gomose, que ao ferir outra planta a doença é transmitida, e após algum tempo esta planta também poderá transmitir a doença, podendo facilmente contaminar toda a plantação.
O problema da contaminação de plantas com gomose é mais sério nas sementeiras (viveiros de mudas) não certificadas pelo Ministério da Agricultura de nossa cidade, onde se utiliza um canivete para fazer o enxerto das mudas, que não é limpo com solução que elimina patógenos após enxertar cada muda ou grupo de mudas, podendo a partir de uma única muda doente, infectar centenas de mudas, que serão plantadas e terão vida útil bastante reduzida e produtividade inferior às plantas sadias. Esta situação torna-se ainda mais preocupante, pois não são utilizadas mudas resistentes a gomose, podendo colocar em risco toda a produção de laranja lima da Santana do Mundaú-AL e do Vale do Mundaú.
Medidas de Controle
- Utilização de portas-enxerto (Tangerina Sunki, Citranges, Citrumelos e Poncirus trifoliata) resistentes à Gomose.
- Enxertar as plantas a uma altura de 30 a 40 cm do solo.
- Evitar ferimentos à planta durante os tratos culturais (limpa do mato com a enxada e a broca com a foice, etc.).
- Não acumular terra ou colocar restos vegetais próximos ao tronco da planta.
- Utilizar adubos orgânicos visando favorecer a microflora do solo antagônica a Phytophthora.
- Utilizar fungicidas sistêmicos, os quais mostram-se eficientes: fosetyl-Al, via foliar (4,8 g i.a./L), e metalaxyl (60 g/planta adulta) aplicado diretamente no solo.
- Pulverizar ou pincelar o tronco e ramos com produtos à base de cobre, principalmente a calda bordalesa (1:1:10).
- Inspecionar periodicamente o pomar.
Referências Bibliográficas
AGROBYTE - http://www.agrobyte.com.br/gomose.htm
EMBRAPA. Citros : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Hermes Peixoto Santos Filho, Antonia Fonseca de Jesus Magalhães, Ygor da Silva Coelho. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 219p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
FEICHTENBERG, E.; MÜLLER, G.W.; GUIRADO, N. Doenças dos citros. In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A.; RESENDE, J.A.M. (Eds.). Manual de fitopatologia: doenças das plantas cultivadas. 3.ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1997. v.2, p.261-296.
ILUSTRAÇÕES:
Mais uma vez parabens, M.Sc Thales pelas excelentes noticias sobre nossa agricultura regional.
ResponderExcluirMandar foto do problema pé de laranja
ResponderExcluirComo mandar foto do problema pé de laranja
ResponderExcluir