Carlos Ruggiero, formado na ESALQ-USP(1966), ingressou na Jovem Faculdade de Agronomia da UNESP em Jaboticabal em 1968, e acompanhou portanto praticamente toda a vida deste jovem e promissor campus. Em 1998 foi eleito como editor chefe da Revista Brasileira de Fruticultura, cargo que ocupa até os dias de hoje, em 2002 com uma equipe de colaboradores criaram owww.todafruta.com.br, portal que tem alcançado índices crescentes de visitações sendo que em janeiro de 2012, foi visto em 1.880 cidades brasileiras, 360 cidades nos Estados Unidos, bem como em 114 países.
Em junho de 2011, recebeu o título de professor Emérito, da FCAV-UNESP, na área de fruticultura.
Com esta formação julgou importante tecer algumas considerações sobre o futuro da economia brasileira, com ênfase na fruticultura, motivo desta entrevista, no TODAFRUTA.
TODAFRUTA: Como avalia a pesquisa brasileira na área da fruticultura.
CARLOS RUGGIERO (CR): É inegável o avanço obtido, fazendo com que o Brasil, deixasse de produzir por exemplo mamão para o mercado interno, para se transformar líder na exportação, poderíamos destacar as inúmeras variedades lançadas nas diferentes frutíferas por diferentes instituições, podendo exemplificar a variedade PALUMA, criada pelo nosso colega de fruticultura Dr. Fernando Mendes Pereira, que é a mais plantada no Brasil, a liderança no mercado de suco de laranja dentre outros vários exemplos. Mas temos um longo caminho a percorrer.
TODAFRUTA: Poderia exemplificar este longo caminho?
CR: A primeira observação que faço, respondendo a esta pergunta, é que devemos avaliar as pesquisas mais do lado QUALITATIVO, do que QUANTITATIVO.
Exemplificando:
- Quando procuramos formar um forte grupo integrado de pesquisas em fruticultura, no inicio das atividades em Jaboticabal convidamos colegas em diferentes áreas para se juntarem a nós, nestes projetos, E, em muitas vezes recebíamos a seguinte pergunta=
- Professor quanto tempo demora um trabalho em fruticultura?, sendo a resposta, isso demorará de 1 a vários anos, advindo a consideração final......Professor muito obrigado pelo convite, mas vou trabalhar comrabanete**(exemplo hipotético para ilustrar a preferência para pesquisas de ciclo curto), pois neste período terei inúmeros trabalhos publicados.
- Tenho dito em várias ocasiões que se tivéssemos o condão de ressuscitar o Dr, ALBERTO EINSTEN, e o convidasse para participar de um concurso para ingressar na universidade, provavelmente seria REPROVADO, pois tem poucos trabalhos publicados
- Como editor da RBF, temos convidados autores de trabalhos aprovados e publicados nesta conceituada revista, para fazerem um resumo jornalístico do trabalho publicado em 2-3 páginas, para divulgarmos no todafruta , e recebemos um retorno até que crescente, em torno de 10-15%, mas duas respostas altamente preocupantes.
1) Professor, não vou escrever, por não saber escrever em linguagem jornalística.
2) Professor não vou escrever, pois a Universidade, ‘valoriza’ muito pouco este tipo de publicação, o que é uma LAMENTÁVEL VERDADE
TODAFRUTA: Quais outros exemplos que poderia dar?
CR: Em cada fruta cultivada deveria ser tabulados dados procurando responder as seguintes perguntas;
1) O BRASIL PRODUZ ABACAXI?:
É evidente que a reposta é um sonoro SIM, mas deveríamos responder: o que importamos para produzir abacaxi?, Quando verifica-se que dentre outros IMPORTAMOS BROMELINA, por exemplo.
2) O BRASIL PRODUZ MAMÃO?
Mais uma vez a resposta é altamente positiva, com um vibrante SIM, mas o que importamos, veremos que dentre outros , importamos PAPAINA.
3) O BRASIL PRODUZ SUCO DE FRUTAS?
Mais uma vez a resposta é um SONORO, SIM, mas importamos máquinas para engarrafar sucos por exemplo
4) NA ÁREA DE CONTROLE DE PRAGAS
O Brasil tem poucos feromônios registrados, comparativamente aos números obtidos no Japão
TODA FRUTA: Como converter estas informações em pesquisas?
CR: Se tivéssemos mapeado para cada fruta, quanto importamos para produzir em TODA A CADEIA PRODUTIVA,e no inicio dos cursos de mestrados, doutorados, nas áreas de AGRONOMIA e AFINS, apresentássemos esses números aos alunos, orientadores, diretores etc com a seguinte mensagem :
SERIA POSSIVEL PRODUZIRMOS ESTES INSUMOS NO BRASIL?Acredito que iria estimular pesquisas nestas áreas.
TODAFRUTA: Mas, vários empresários, produtores, reclamam do famigerado custo Brasil, como ficamos?
CR: Vários empresários consultados, afirmam com convicção, se permanecer o ‘Status Quoo’, em um breve futuro,ficará mais barato produzir automóveis em DETROIT, do que no Brasil.
Outros afirmam,que é absolutamente indispensável realizarmos uma URGENTE REFORMA TRIBUTÁRIA, no que concordamos com estas afirmações, alem de uma adequação das estradas, portos, e centrais de comercialização, passando por exemplo por uma ampla discussão do melhor local para o funcionamento do CEAGESP.
TODAFRUTA: Qual a sugestão que seria pertinente aos jovens egressos nos cursos de graduação e pós?
CR: No inicio das minhas aulas tenho colocado para os alunos a seguinte mensagem:
1) Em qual área você que ser um bom profissional?
A simples resposta a este questionamento, estaremos formando melhores profissionais, mas por outro lado, as faculdades devem prover meios, de auxiliarem seus alunos nesta descoberta.
2) Não fique parado esperando um emprego.
Na área agronômica o Brasil forma aproximadamente 8.000 profissionais por ano, portanto o aluno não deveria ficar os 5 anos de vida acadêmica esperando um belo emprego ao final do curso, e sim desenvolver ações para ser um empreendedor em sintonia com a primeira resposta, ou seja na sua área desejada de conhecimento
TODAFRUTA: Como as faculdades poderiam atuar, para proporcionar esta descoberta para os jovens ingressantes?
CR: As ações, dentre outras desenvolvidas ao longo do curso, deveriam começar no inicio de cada semestre letivo, transformando a PRIMEIRA SEMANA DE AULAS, em um grande evento ÉPICO, desenvolvendo ações em três grandes áreas.
1) PARTE FÍSICA: onde através de uma bela exposição, seria mostrados aos ingressantes, o que a faculdade melhorou na parte física, do ano passado para o atual, melhorou em salas de aulas? Internet?, locomoção no campus? Novos ônibus para as aulas práticas? etc
2) PARTE ACADÊMICA:onde seriam mostrados números , tais como:
a) Quantos se formaram na graduação?
b) Quantos se formaram na pós?
c) Quantos alunos se formaram no campus, até hoje,e onde estão desenvolvendo suas atividades?
d) Quantos boletins,livros foram publicados, por docentes do campus?
e) Quantos docentes e alunos foram em cursos, congressos no exterior?
f) Quantos novos docentes foram contratados?(tomem como exemplo como fazem os times de futebol, com novas contratações).
g) Quantas dissertações e teses foram defendidas?
h) Quantos pesquisadores estrangeiros vieram ao campus?
i) Quantos produtores foram atendidos?em quais assuntos?
Enfim, toda a parte acadêmica deveria ser adequadamente mapeada
3) ATIVIDADES COM EX-ALUNOS:
Seriam convidados ex-alunos, nas mais diferentes áreas de atuações,dando preferência a aqueles empreendedores, e os convidando para relatarem sua experiência de vida.
TENHO CERTEZA, que estas medidas trariam resultados altamente AUSPICIOSOS.
TODAFRUTA: Quais outras ações que julga importante.
CR: Poderia enumerar as seguintes ações.
1) Criação de uma central de atendimento ao produtor, nas Faculdades de Agronomia, e afins, onde os alunos seriam divididos em grupos para prestarem o primeiro atendimento aos produtores,devidamente orientados, o que possibilitaria conhecer as principais dificuldades enfrentadas em cada frutífera,constituindo num subsídio importante para melhoria dos cursos, bem como indicando áreas prioritárias de pesquisas a serem desenvolvidas.
Tenho convicção de que esta central, iria melhorar em muito o relacionamento da faculdade com a comunidade externa.
2) Desenvolver ações para estimular a criação de um fundo por cultura, onde para cada caixa produzida seria destinada uma pequena importância, para ser aplicada neste fundo, que teria o condão de indicar o que deve ser pesquis ado prioritariamente.
3) Ações para estimular a criação de Associações ou Cooperativas,que proporcionassem aos fruticultores sólidas informações técnicas,comercializasse a produção, procurando sempre agregar valor ao produto
4) Ações da universidade, para que as pesquisas sejam avaliadas mais qualitativas do que quantitativamente.
5) Ações para aglutinarem as informações existentes, nas diferentes instituições brasileiras,que muitas vezes ficam paradas nos departamentos, bibliotecas etc.
6) Ações conjuntas com a Sociedade Brasileira de Fruticultura, para que cada estado, desenvolva um PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA.
7) Ações junto as classes políticas para uma URGENTE reforma tributária.
FONTE: Toda Fruta (http://www.todafruta.com.br)
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