II Encontro de Ecologia e Conservação dos Ecossistemas Alagoanos (28 à 30 de Setembro de 2011)
O Brasil é considerado um dos países de maior biodiversidade do mundo, por apresentar alta incidência de endemismo e grande riqueza de espécies. Tal fato se deve em especial pelo referido país ocupar predominantemente áreas tropicais, que concentram os maiores índices de diversidade do mundo. Vale ressaltar que embora o Brasil destaque-se pelos motivos supracitados, pouco se conhece sobre sua biodiversidade, em especial a localizada na região Nordeste.
Nas últimas décadas, a comunidade científica tem intensificado pesquisas nos ecossistemas Brasileiros, objetivando compreender aspectos ecológicos da biota presente, pois com a redução destes ambientes, muitas espécies podem ter sido extintas antes de serem conhecidas pela ciência.
Portanto, o II Encontro de Ecologia e Conservação dos Ecossistemas Alagoanos abrirá as portas para a produção de conhecimentos e conscientização da comunidade acadêmica sobre as problemáticas que envolvem as questões ambientais do Estado, em especial os problemas de degradação da Caatinga. Na sua segunda versão o ECOAL discutirá a Proteção e a Recuperação dos Ecossistemas Alagoanos.
Objetivos
Discutir a problemática ambiental registrada nos Ecossistemas com ocorrência para o Estado de Alagoas, conscientizando acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais de áreas afins sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais. Além de:
* Ampliar e difundir os conhecimentos referentes à ecologia dos ecossistemas com ocorrência no Estado de Alagoas;
* Conhecer novas alternativas de desenvolvimento sustentável no Estado;
* Mapear as lacunas de conhecimento e áreas prioritárias a conservação no Estado;
* Estimular os discentes e pesquisadores a elaborarem projetos relacionados à conservação dos Biomas alagoanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário